Português em Alberta quer conhecer novas pessoas todos os dias

Um elogio ao chapéu, aos óculos de sol, ou até aos próprios sapatos, é desta forma que Tony Esteves inicia uma conversa para conhecer novas pessoas no Canadá.

O lusodescendente de 42 anos, natural de London, no Ontário, está em Calgary, na província de Alberta, há  quatro anos.

No projeto social denominado T2MP ‘Talk 2 More People’ (Falar com Mais pessoas), o lusodescendente pretende conhecer diariamente novas pessoas falando com elas ‘frente a frente’.

“As formas mais fáceis de meter conversa com uma pessoa é através de elogios, como por exemplo enaltecer o chapéu, os sapatos ou os óculos de sol, ou perguntar como está o tempo, ou algo relacionado com as notícias e com a televisão”, disse  ao 416 News Tony Esteves.

Quando o dinamizador de workshops sobre criatividade e comunicação menciona algo agradável “é sempre uma forma fácil de começar uma conversa para se conhecer novas pessoas”.

Todo este projeto é um processo de aprendizagem de fazer novos amigos, criando-se uma redes de contatos para a vida pessoal e profissional.

“Muitas pessoas têm histórias interessantes, oportunidades para aprender algo de novo. Todos temos grandes histórias para contar e algo a partilhar uns com os outros”, explicou Tony Esteves.

O lusodescendente continuou que neste processo ao colocarmos de lado o telemóvel “podemos aprender tantas coisas conversando mais com as pessoas”.

Neste momento Tony Esteves já conheceu cerca de 450 novas pessoas, por vezes “mais de uma pessoa por dia”.

O objetivo passa por conhecer cerca de mil novas pessoas, embora a meta principal “não seja o número mas sim a qualidade e a conversa profunda”.

“As redes sociais estão presentes no nosso dia a dia, são importantes, mas acho que é primordial encontrar o equilíbrio certo. Tanto em termos pessoais como profissionais, a melhor forma é de falarmos frente a frente,  de termos uma verdadeira conversa. Temos de fazer isso mais vezes”, sublinhou.

O seu pai, falecido há três anos, emigrante natural de Torre do Moncorvo (distrito de Bragança), foi o fator de inspiração para levar a efeito este desafio.

“Quando estava em casa, o meu pai, falava com todos os vizinhos do nosso bairro. Ele era muito sociável, ajudava os vizinhos em diversos aspetos, arranjava as bicicletas às crianças. Sempre vi nele um exemplo, algo de muito positivo”, conclui Tony Esteves.

No projeto  ‘Talk 2 More People’, o lusodescendente pretende conhecer pelo menos uma nova pessoa diariamente durante um mês e teve inicio no dia 6 de abril de 2016, e finda, em abril de 2017.

 

Por: Sérgio Mourato

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *